Home / Livros | HQs / Dia do Quadrinho Nacional

Dia do Quadrinho Nacional

Dia do Quadrinho Nacional

Dia 30 de janeiro, também conhecido como o Dia do Quadrinho Nacional. A celebração, criada em 84 pela Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo, tem esta data, pois comemora a publicação da revista Vida Fluminense, de Angelo Agostini, tida como o primeiro quadrinho nacional publicado.

Mesmo que ao ouvir a expressão, quadrinho nacional, 10 entre 10 brasileiros ainda tenham “apenas” Maurício de Sousa em mente, seja pela inegável qualidade de suas história, ou pela esmagadora parcela de mercado que suas HQs alcançaram, verdade é que mais do que nunca, hoje o Brasil conta com um riquíssimo leque de autores extremamente talentosos lançando grandes trabalhos todos os anos. Tendo isso em mente, e aproveitando a data, separamos uma lista com 5 quadrinhos nacionais que você precisar ler!

Confira:

Bando de Dois – Danilo Beyruth

 

Um clássico Velho – Oeste, ambientado no cangaço, foi considerado por muitos uma das melhores HQs lançadas em 2010 pela editora Zarabatana.

Na história, Tinhoso e Caveira de Boi, são os únicos dois remanescentes, “bandidois“, de um grupo de cangaceiros dizimados por um tenente da região. Como de costume, o Tenente, levará as cabeças decapitadas do bando para expor na cidade, como um aviso aos fora-da-lei. Pensando em evitar a humilhação dos colegas, o Bando de Dois, entra em uma sangrenta viagem para impedir que o Tenente chegue a cidade.

9 horas – Magenta King

Um casal contra tengus, samurais, colegiais, robôs gigantes, kaijus e um bebê gigante. Tudo isso, é claro, em Tóquio!

Na história, um casal faz sua primeira viagem para a Ásia, quando se veem tendo de enfrentar um antigo Deus do Caos, um Tengu. A cada 9 horas o casal é jogado em uma versão paralela de Tóquio, tendo de enfrentar diversos perigos e monstros perigosos.

Bear: Volume 1 – Bianca Pinheiro

Conquistando logo nas primeiras páginas, Bianca Pinheiro, da uma verdadeira aula de construção narrativa e de arte neste trabalho.

Na história, Raven, ao perseguir uma borboleta, acaba se perdendo de casa. Na tentativa de encontrar seu caminho de volta, ela conhece o rabugento urso Dimas, com quem passa a fazer amizade. Talvez o mais interessante aqui, seja o foco criando para a história, que é totalmente dedicada ao relacionamento entre os personagens e não de fato a sua jornada.

Cidade Sorriso dos Mortos Vivos

Sim, não poderíamos deixar de colocar um produto curitibano na lista!

Nesta antologia publicada pela Dogzilla Studios, temos mais de 70 histórias escritas por cerca de 50 artistas curitibanos, incluindo desde roteiristas, ilustradores, quadrinhistas até mesmo artistas plásticos, tatuadores e grafiteiros. Uma obra incrível, que mostra a capital paranaense sofrendo com uma invasão zumbi.

Mondo Urbano – Rafael Albuquerque, Mateus Santolouco e Eduardo Medeiros

Um coletivo gaúcho de quadrinhistas que ganharam o mundo!

Mondo Urbano trata de uma desordenada Graphic Novel, narrada através de uma série de vinhetas, que carrega o leitor por entre um mundo de sexo, drogas e rock n’ roll, tudo isso no melhor estilo gráfico possível.

Certamente não poderíamos terminar este artigo, neste dia tão especial, sem deixar nosso parabéns a todos os grandes artistas que mantêm o quadrinho nacional respirando e muito bem de saúde.

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARTIGOS RECENTES

Star Wars – Timothy Zahn faz a alegria dos fãs em noite de autógrafos

Antes de seguir para a Comic Com Experience em São Paulo, o consagrado autor da famosa Trilogia de Thrawn, Timothy Zahn, passou por Curitiba para uma noite de autógrafos e um bate-papo com os fãs durante o lançamento de Star Wars – A Última Ordem. Em meio a toda a ansiedade dos fãs para a estreia […]

Leia Mais

JediCon PR – A Força está com os Nerds

No último dia 12, Curitiba recebeu a sétima edição da JediCon PR, um evento nerd, focado na épica franquia cinematográfica de Star Wars. Esta edição da convenção foi a maior já realizada na cidade, superando em muito a previsão de público. O evento, organizado pelo Conselho Jedi Paraná em parceria com nós da NerdNation, reuniu […]

Leia Mais

Primeiras impressões – Star Wars: O Despertar da Força

É sempre muito difícil repaginar um verdadeiro clássico como Star Wars, fazer um filme que agrade fãs antigos e que ainda alcance toda uma nova geração não é uma tarefa fácil. Entretanto a Disney conseguiu o inimaginável, fazendo do filme mais esperado do ano algo muito mais épico do que poderíamos imaginar. A trama simples, […]

Leia Mais

ANIVERSARIANTES DO MÊS: ISAAC ASIMOV E J.R.R TOLKIEN

Logo no começo de janeiro duas figuras importantíssimas para a cultura pop e o mundo fazem aniversário. No dia 2 de janeiro, Isaac Asimov e dia 3 de janeiro ninguém menos que J.R.R Tolkien. Nós da NerdNation resolvemos homenagear esses gênios, e, claro que você já deve ter escutado falar sobre eles (ou pelo menos um deles), mas […]

Leia Mais